Novo mapa - etnias da África

Bom, depois do fiasco da última vez que tentei fazer esse mapa (perto da meia noite, alguns dias atrás), quando eu deletei Madagascar, decidi esperar uns dias antes de voltar a ele, afim deste tempo me permitir fazer as coisas com mais calma.

Então peguei alguns mapas do tema para dar uma estudada e até elaborar uma maneira interessante de mostrá-lo. Me deparei com um problema bastante comum dos textos e imagens produzidos no Brasil: falta de fontes.

Os seguintes mapas foram objeto de estudo (selecionei 3 para que esta parte do post não se prolongue muito):




O primeiro traz a fonte, de 1967, porém não define áreas; No segundo, muito parecido com o que estou elaborando, a fonte é ilegível (considerando que o texto no canto inferior esquerdo a considera); além disso, boa parte das áreas são indiscerníveis, considerando a escala utilizada e a resolução da imagem. E último não apresenta fonte nenhuma.

Um outro mapa encontrado até mostra de maneira mais satisfatória o que pretendo:

De novo, ele mostra exatamente o que eu quero, da maneira que eu pretendo, com a fonte (não é um mapa elaborado para qualquer publicação em português). Vou me basear nele.

Enfim, seguindo os passos descritos no post anterior (desta vez sem excluir Madagascar os as ilhas que acredito pertencerem ao continente africano), o resultado pode ser visualizado a seguir.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1º mapa - Estados do Brasil

Densidade demográfica - CORREÇÃO