1º mapa - Estados do Brasil

Bom, a última vez que eu mexi com algum GIS foi em 2013 e só em programas pagos pelas empresas que eu trabalhava (ArcGIS e Geomedia), então estou um pouco enferrujado.

Peguei as bases cartográficas do IBGE e comecei a testar algumas coisas.

O primeiro mapa que eu pensei em fazer envolve as regiões do Brasil, mas não achei nada no site, então decidi fazer o mapa de estados e depois juntar em regiões.

O primeiro mapa ficou assim:





Dá pra perceber alguns problemas: não aparece a sigla da Paraíba, o Distrito Federal ficou ilegível e também não ficou adequado o que aconteceu com o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

Enfim, dividi o arquivo em outros 3: os que ficaram adequados, os pequenos estados do Nordeste e mais um com ES e RJ para configurar cada texto separadamente.

O resultado ficou como abaixo.

A Rosa dos ventos teve seu design criado por Freepik.




Agora eu precisava definir as cores por região, então tive que juntar os estados... mas a base cartorgráfica está com um probleminha e apareceram buracos no meio das regiões. O problema é que esses buracos acabam ficando com bordas quando decidimos imprimir.



Enfim, por hoje deu. Logo vou sentar e tentar lembrar como arrumar isso (ou procurar o arquivo pronto em outro lugar) e organizar tudo numa pasta do dropbox pra facilitar o download dos meus trabalhos a quem interessar.

Até.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Densidade demográfica - CORREÇÃO

Novo mapa - etnias da África